Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ataque na Noruega. Vítimas foram mortas com facadas e não flechas

19 out, 2021 - 06:45 • Lusa

Espen Andersen Brathen, de 37 anos, foi colocado em prisão preventiva numa instituição psiquiátrica por um período de quatro semanas.

A+ / A-

A polícia norueguesa esclareceu que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada na Noruega foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas.

Segundo a polícia, o suspeito do ataque, um cidadão dinamarquês de 37 anos, terá presumivelmente perdido ou deitado fora o arco e as flechas enquanto percorria as ruas de Kongsberg (sudeste), pequena cidade com cerca de 25.000 habitantes, situada a cerca de 80 quilómetros a oeste de Oslo, onde ocorreu na passada quarta-feira o ataque, que também fez três feridos.

"Na zona de Hyttegata, ele matou cinco pessoas com facas tanto em lugares privados como no espaço público”, revelou o inspetor Per Thomas Omholt, numa conferência de imprensa.

Inicialmente, a polícia informou que o suspeito, identificado como Espen Andersen Brathen, estava armado com um arco e flechas e duas outras armas brancas, mas não especificou a natureza das armas para efeitos da investigação.

Tudo indica que estas vítimas foram mortas ao acaso", disse o inspetor Per Thomas Omholt.

Segundo a polícia, mais de uma dezena de pessoas foram também atingidas pelo suspeito com o arco e as flechas, mas nenhuma sofreu ferimentos mortais.

Espen Andersen Brathen, que foi colocado em prisão preventiva numa instituição psiquiátrica por um período de quatro semanas, as duas primeiras das quais em isolamento total, admitiu durante os interrogatórios ter cometido o ataque e de ter matado cinco pessoas e ferido mais três.

Na sexta-feira passada, a polícia norueguesa referiu que a investigação do ataque reforçava, até àquela data, a tese de um ato cometido devido a doença.

“Quanto ao motivo, a doença continua a ser a hipótese principal. No que diz respeito à conversão ao Islão, essa hipótese está enfraquecida", acrescentou Per Thomas Omholt.

Uma avaliação psiquiátrica está em curso para determinar se o suspeito pode ou não ser responsabilizado criminalmente pelos seus atos.

No sábado, a polícia norueguesa identificou as cinco vítimas mortais, quatro mulheres e um homem, de idades compreendidas entre os 52 anos e os 78 anos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+