Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia vai suspender missão junto da NATO

18 out, 2021 - 18:03 • Ricardo Vieira, com Lusa

Ministro português dos Negócios Estrangeiros considera que a decisão é “desproporcionada” e reduz ainda mais os canais de comunicação.

A+ / A-

A Rússia vai suspender a sua missão junto da NATO, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov.

Em simultâneo com esta decisão, a delegação da NATO em Moscovo vai perder a acreditação no próximo mês de novembro.

Estas medidas do Kremlin são conhecidas depois de a Aliança Atlântica ter decidido expulsar oito diplomatas russos, alegando que trabalhavam para os serviços secretos.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera que a decisão de hoje da Rússia de suspender a sua missão junto da NATO é “desproporcionada” e reduz ainda mais os canais de comunicação, “o que é preocupante”.

“Eu só tenho a lamentar essa decisão, visto que, sabendo nós que as relações entre a NATO e a Rússia estão num dos seus pontos mais baixos de sempre, mesmo tendo em conta o período da Guerra Fria, a redução dos canais possíveis de comunicação entre as duas partes é, na minha opinião, um erro”, afirmou Augusto Santos Silva.

O ministro falava aos jornalistas no final de uma reunião de chefes de diplomacia da União Europeia (UE), no Luxemburgo, durante a qual os 27 foram informados da decisão de Moscovo.

O ministro enfatizou que ”quando as relações são mais difíceis é que o trabalho diplomático é mais necessário e pode ser mais útil”, pelo que lamenta essa decisão das autoridades russas, uma reação à decisão da NATO de expulsar funcionários da missão diplomática russa junto da Aliança Atlântica, que, sublinhou, “não estavam a cumprir as suas obrigações diplomáticas, porque estavam a realizar outro tipo de atividades”.

“Esta decisão russa é desproporcionada e, na prática, significa a redução ainda mais dos canais de comunicação política entre a NATO e a Rússia, o que é preocupante”, declarou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+