Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Afeganistão. EUA rejeitam participar nas negociações em Moscovo

18 out, 2021 - 22:52 • Lusa

Vladimir Putin está preocupado com as ambições do Estado Islâmico, no Afeganistão, temendo que toda a área do flanco sul da Rússia possa ser desestabilizada.

A+ / A-

Os Estados Unidos da América (EUA) não vão participar nas negociações internacionais sobre o Afeganistão, agendadas para terça-feira em Moscovo, onde vão estar a Rússia, China e Paquistão, anunciou hoje o porta-voz da diplomacia norte-americana, Ned Price.

"Será uma honra participar neste fórum no futuro, mas não podemos participar nesta semana", disse aos jornalistas Ned Price.

Estas reuniões "já foram eficazes no passado. É simplesmente difícil, do ponto de vista logístico, participar nelas esta semana", adiantou, sem dar mais pormenores.

A Rússia vai receber uma delegação dos talibãs em Moscovo na quarta-feira, mas, no dia anterior, queria chegar a um acordo comum com os três países sobre o território afegão.

O Presidente russo, Vladimir Putin, está preocupado com as ambições do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) no Afeganistão, temendo que toda a área do flanco sul da Rússia possa ser desestabilizada.

O Estado Islâmico de Khorasan (IS-K), o grupo islâmico armado mais radical do Afeganistão, assumiu recentemente a responsabilidade por uma série de ataques com o objetivo de abalar o "emirado" proclamado pelos talibãs em agosto.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+