Tempo
|
A+ / A-

Mundo mais longe da meta de eliminar a fome, alerta relatório

15 out, 2021 - 11:27 • Olímpia Mairos

Na base do retrocesso estão os conflitos violentos, as alterações climáticas e a pandemia. "A pobreza extrema aumentou pela primeira vez em 20 anos e a fome está de volta."

A+ / A-

O Índice Global da Fome 2021 alerta para retrocessos na luta contra a fome, com cerca de 50 países a não conseguirem atingir a Fome Zero até 2030.

Segundo o relatório divulgado pela ONG "Ajuda em Ação", a situação da segurança alimentar no mundo tornou-se em 2020 e 2021 ainda mais grave, devido ao “cocktail tóxico da crise climática, da pandemia e de conflitos violentos, cada vez mais graves e prolongados”.

O estudo que foi publicado na quinta-feira, dá conta que “a pobreza extrema aumentou pela primeira vez em 20 anos e a fome está de volta”.

“O progresso em direção à meta das Nações Unidas da Fome Zero até 2030, já de si demasiado lento, começa agora a mostrar sinais de estagnação ou mesmo de retrocesso, pondo em causa a segurança alimentar e o desenvolvimento económico e social de milhões de pessoas em todo o mundo”, alerta a ONG.

Na edição deste ano, o índice posiciona a Somália num nível de fome “extremamente alarmante”, República Centro-Africana, Chade, República Democrática do Congo, Madagáscar e Iémen em “níveis alarmantes”, enquanto Burundi, ilhas Comores, Sudão do Sul e Síria são classificados “provisoriamente como tendo uma situação alarmante”.

A Ajuda em Ação alerta que “em 2020, 155 milhões de pessoas estavam em situação de grave insegurança alimentar - um aumento de quase 20 milhões em relação ao ano anterior – e cerca de 30 milhões estavam à beira da morte por fome, o que significa que não sabiam de onde vinha a sua próxima refeição”.

“Em termos gerais, desde 2012, a fome aumentou em 10 países que apresentavam níveis moderados, graves ou alarmantes de fome, em alguns casos refletindo uma estagnação do progresso e noutros o agravamento de uma situação já complicada. Numa nota mais positiva, o relatório também destaca as melhorias significativas na luta contra a fome registadas em 14 países, num período entre 2012 e 2021”, conclui a ONG.

O relatório "Índice Global da Fome 2021", com o subtítulo "Fome e sistemas alimentares em situações de conflito", foi produzido pela rede europeia de ONG Alliance2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    15 out, 2021 porto 11:33
    A modernidade usa as "alterações climáticas" a torto e a direita enquanto ela, na realidade, não tem factos. É como se estivessem sempre a dizer, estamos a mercê dos elementos, à sorte, sozinhos e desprotegidos, confusão.

Destaques V+