Tempo
|
A+ / A-

Terrorismo

Rússia alerta para perigo de jihadistas experimentados vindos do Afeganistão

14 out, 2021 - 07:10 • Lusa

“É possível que os terroristas tentem desestabilizar os países vizinhos até que empreendam uma expansão direta” nessas zonas, avisa Vladimir Putin.

A+ / A-

O Presidente russo alertou para os perigos de um afluxo para o Afeganistão de jihadistas experimentados vindos da Síria e do Iraque, admitindo temer uma desestabilização dos países aliados de Moscovo na Ásia Central.

“Vários grupos terroristas estão ativos nesse país [Afeganistão]. São combatentes experimentados vindos do Iraque e da Síria que estão a deslocar-se para lá”, afirmou Vladimir Putin.

O grupo Estado Islâmico de Khorasan (IS-K), a organização armada mais radical no Afeganistão, está empenhado numa série de ataques numa campanha para desestabilizar o novo regime dos talibãs.

“É possível que os terroristas tentem desestabilizar os países vizinhos até que empreendam uma expansão direta” nessas zonas, acrescentou o Presidente russo durante uma intervenção por videoconferência com os chefes dos serviços de segurança da Comunidade de Estados Independentes (CEI), que congrega as nações da ex-URSS.

“É importante monitorar constantemente a situação nas fronteiras afegãs.”

As declarações de Putin, escreve a agência de notícias France-Presse (AFP), refletem a preocupação da Rússia com a incerteza que se vive no Afeganistão desde que os talibãs regressaram ao poder após a retirada das tropas norte-americanas.

O movimento islâmico tomou a capital afegã, Cabul, em agosto, após uma “ofensiva relâmpago” que levou ao derrube do Governo, apoiado por países ocidentais.

Durante o verão, a Rússia realizou manobras militares conjuntas no Tajiquistão e no Uzbequistão, dois países que fazem fronteira com o Afeganistão.

Durante uma reunião com Putin, o chefe da segurança nacional do Tajiquistão, Saimumin Yatimov, relatou uma “intensificação” do tráfico de drogas, armas e munições na fronteira com o Afeganistão.

A Rússia considera o movimento talibã como terrorista, mas mantém o diálogo com o regime há anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+