Tempo
|
A+ / A-

Ataque na Noruega. Agressor de 37 anos "converteu-se ao Islão"

14 out, 2021 - 09:33 • Lusa

Cinco mortos e dois feridos é o resultado do ataque na cidade norueguesa de Kongsberg.

A+ / A-

O autor do ataque, que fez cinco mortos e dois feridos na cidade norueguesa de Kongsberg, tem 37 anos e usou "outras armas" além do "arco e umas flechas", revelou fonte judicial sem fornecer detalhes. O homem já tinha sido sinalizado como "radical".

A procuradora Ann Irén Svane Mathiassen, responsável pela instrução do caso, disse à agência de notícias NTB que o cidadão dinamarquês admitiu os factos quando foi capturado.

De acordo com o canal de televisão TV2 da Noruega o atacante "converteu-se ao Islão", o que foi confirmado pelas autoridades. “Anteriormente, já havia preocupações de que o homem tinha sido radicalizado", disse o chefe da polícia norueguesa Ole B. Saeverud em conferência de imprensa, em Oslo.

O ataque fez cinco mortos, quatro mulheres e um homem com idades entre os 50 e os 70 anos, acrescentou Saeverud. Duas pessoas ficaram feridas, encontrando-se em estado grave, sendo uma das vítimas um agente da polícia que se encontrava fora de serviço, num supermercado.

Na quarta-feira ao final da tarde, a polícia norueguesa recebeu o primeiro aviso de que um homem "armado com arco e flechas" se encontrava no centro de Kongsberg. O atacante foi detido depois de confrontar e tentar fugir das autoridades.

"Há vários cenários onde aconteceram os crimes. Esta pessoa movimentou-se numa grande zona do centro onde se cometeram atos delituosos", afirmou Ann sobre o percurso do agressor durante o ataque.

A primeira-ministra em funções, Erna Solberg, considerou os factos "horríveis", tal como o líder da oposição, o trabalhista Jonas Store.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse através da rede social Twitter que ficou "chocado" pelas "trágicas" notícias sobre o ataque.

[notícia atualizada às 10h10]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+