Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido. Relatório aponta “erros monumentais” no combate à pandemia

12 out, 2021 - 17:57 • Redação

Resistência em colocar o país em confinamento terá custado a vida a milhares de cidadãos britânicos, aponta relatório elaborado por representantes da Câmara dos Comuns.

A+ / A-

A estratégia de combate do governo britânico à Covid-19, no início da pandemia, foi um dos piores falhanços em saúde pública de sempre no Reino Unido, aponta um relatório elaborado por representantes da Câmara dos Comuns, que foi divulgado esta terça-feira. Foram cometidos “erros monumentais”, lê-se no documento de 150 páginas.

Em março do ano passado, o executivo liderado por Boris Johnson, em vez de seguir o exemplo de outros países, que entraram em confinamento, de forma a conter a disseminação do novo coronavírus, optou por tentar manter serviços abertos e tentar alcançar uma imunidade coletiva.

A resistência em colocar o país em confinamento terá custado a vida a milhares de cidadãos britânicos, denuncia o relatório.

“Foi uma política errada e que levou a um número inicial de mortes mais alto do que teria resultado de uma política inicial mais enfática. Numa pandemia que se espalhou rápida e exponencialmente, todas as semanas contam", lê-se.

O mesmo relatório aponta também problemas graves na testagem: apesar de o Reino Unido ter sido um dos primeiros países do mundo a desenvolver um teste para a Covid-19, em janeiro de 2020, não aproveitou esse avanço.

Em março de 2020, os testes chegaram mesmo a parar. E foi só em maio que o sistema NHS Test and Trace foi lançado. O relatório classifica este início como "lento, incerto e frequentemente caótico".

Numa dimensão social, o relatório destaca também taxas de mortalidade "inaceitavelmente altas" em grupos étnicos minoritários e entre "pessoas com dificuldades de aprendizagem e autismo".

No último ano e meio, cerca de 150 mil cidadãos do Reino Unido perderam a vida devido à Covid-19. Ao nível mundial, mais de cinco milhões já perderam a vida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+