Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

La Palma. Lava atinge cimenteira e obriga a confinar mais 3 mil pessoas

11 out, 2021 - 20:36 • Redação

Como medida de precaução, as autoridades pediram aos residentes para ficaram em casa, enquanto a qualidade do ar é analisada.

A+ / A-

A lava do vulcão Cumbre Vieja incendiou as instalações de uma fábrica de cimento, obrigando as autoridades de La Palma, nas Canárias, a confinar mais três mil residentes naquela zona.

A empresa fica situada no parque industrial Callejón de La Gata y. Como medida de precaução, as autoridades pediram aos residentes para ficaram em casa, enquanto a qualidade do ar é analisada.

As localidades abrangidas pela ordem de confinamento são El Paso e Los Llanos de Aridane, onde moram entre 2.500 a três mil pessoas.

O porta-voz do Plano de Emergência Vulcânica das Canárias (Pevolca) dá conta de um “aumento assinalável” do fluxo de lava e não arrisca dizer em que ponto está a erupção.

O novo rio de lava estava esta segunda-feira a cerca de 300 metros do mar e pode criar uma nova fajã.

O presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, desloca-se a La Palma na quarta-feira, para se inteirar da situação.

O vulcão Cumbre Vieja já destruiu cerca de 1.200 edifícios e as seguradoras pagaram, até agora, compensações no valor de 4,1 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+