Tempo
|
A+ / A-

Presidente checo hospitalizado nos cuidados intensivos

10 out, 2021 - 13:48 • Lusa

Situação deixa num limbo o processo de nomeação do novo governo. As eleições legislativas aconteceram no sábado.

A+ / A-

O Presidente da República Checa, Milos Zeman, foi transferido para os cuidados intensivos depois de, esta manhã, ter sido hospitalizado.

“Neste momento, o paciente está internado numa unidade de cuidados intensivos no Hospital Universitário Militar de Praga”, referiu o médico Miroslav Zavoral, em declarações aos jornalistas, precisando não poder ainda dar informações sobre o diagnóstico.

Milos Zeman, que se encontra doente há já algum tempo, começou por receber o atual primeiro-ministro populista Andrej Babis mas, avança a Agência France-Presse (AFP), logo após a reunião foi anunciado que teria de ser internado com urgência, o que deixa num limbo o processo de nomeação do novo governo.

O anúncio dos resultados das eleições legislativas indica que o partido de Babis (ANO) obteve 27,14% dos votos enquanto a coligação opositora de centro-direita SPOLU (‘Juntos’), liderada por Petr Fiala, obteve 27,78% os votos.

Perante estes resultados há alguma expectativa sobre quem será convidado pelo Presidente para liderar o próximo executivo.

Os primeiros resultados a serem divulgados davam a vitória ao partido de Babis, mas o panorama mudou com a contagem de votos das maiores cidades.

Na noite de sábado, o líder dos ‘Juntos’ posicionou-se para formar o próximo governo, declarando ter um mandato “forte”, e que Milos Zeman teria de ter esse dado em conta.

Porém, antes da votação, o Presidente – a quem, constitucionalmente, cabe designar o novo primeiro-ministro – insinuou que escolheria Babis, que partiu como favorito para estas eleições.

Babis foi referenciado esta semana na investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas ‘Pandora Papers’, segundo a qual investiu 16 milhões de euros em imóveis no sul de França através de empresas em paraísos fiscais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+