Tempo
|
A+ / A-

Espanha

Vulcão. Retomada atividade no aeroporto de La Palma após dois dias

09 out, 2021 - 14:18 • Lusa com Redação

Foram detetados 37 movimentos sísmicos nas últimas horas. A lava já cobriu um total de 480,5 hectares desde que a sua erupção.

A+ / A-

O aeroporto da ilha espanhola de La Palma retomou, este sábado, a sua atividade, interrompida de novo quinta-feira devido à nuvem de cinzas resultantes da erupção do vulcão de Cumbre Vieja, que afetou os voos programados na ilha.

A Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (AENA) publicou nas suas contas nas redes sociais que, apesar de acordada a retoma da atividade no aeroporto de La Palma, continuam em curso operações de limpeza das cinzas nas zonas que ainda não estão operacionais.

Assim, a AENA aconselha os passageiros com voos previstos que consultem previamente as respetivas companhias aéreas.

O aeroporto de La Palma foi novamente fechado na última quinta-feira devido à nuvem de cinzas causada pela erupção do vulcão Cumbre Vieja durante duas semanas e meia.

Este foi o segundo encerramento deste aeroporto desde que o vulcão entrou em erupção a 19 de setembro, obrigando à retirada de mais de seis mil pessoas das zonas afetadas, onde mais de mil edifícios foram destruídos pela lava.

O Instituto Nacional Geográfico detetou 37 movimentos sísmicos nas últimas horas, entre os quais a maior magnitude, registada em Fuencaliente a uma profundidade de 14 quilómetros, atingiu 4,1.

A lava já cobriu um total de 480,5 hectares, destruíndo 1.200 edifícios e infraestruturas.

Imagens aéreas mostram nuvem de cinzas em La Palma
Imagens aéreas mostram nuvem de cinzas em La Palma
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+