Tempo
|
A+ / A-

Rutura iminente. Tribunal polaco declara artigos europeus inconstitucionais

07 out, 2021 - 19:24 • André Rodrigues

Bruxelas contesta reformas do governo ultraconservador polaco, alegando que violam o Estado de Direito. Varsóvia refuta e defende o primado da lei nacional sobre a lei comunitária. Confronto legal pode ser irreversível.

A+ / A-

A Polónia deu esta quinta-feira um passo, eventualmente, irreversível no confronto legal com os seus parceiros da União Europeia, depois de o Tribunal Constitucional polaco ter declarado a inconstitucionalidade de vários artigos dos tratados europeus, o que põe em causa o primado do direito comunitário sobre o direito nacional.

É mais um episódio a somar às tensões evidentes entre Varsóvia e Bruxelas que divergem em matéria de respeito pelo estado de direito no estado-membro mais a Leste na geografia comunitária. Em causa estão as reformas levadas a cabo pelo governo de direita polaco que, segundo a União Europeia, violam o estado de direito.

A decisão da Polónia coloca o país na iminência de uma rutura jurídica com o bloco europeu, uma vez que põe em causa um dos principais fundamentos dos alicerces sobre os quais assenta a arquitetura jurídica da UE e de que depende, em grande medida, o bom funcionamento do mercado interno.

O acórdão responde a uma questão colocada em março pelo Governo ultraconservador de Mateusz Morawiecki, que defende que a lei nacional tem precedência sobre a lei europeia e que, nesse sentido, o executivo de Varsóvia não está obrigado a respeitar as decisões do Tribunal de Justiça da União Europeia.

Através das redes sociais, o porta-voz do governo polaco, Piotr Müller, referiu que "a decisão de hoje do tribunal acompanha os argumentos do primeiro-ministro".

“A primazia do direito constitucional sobre outras fontes do direito deriva literalmente da Constituição da República da Polónia. Hoje (mais uma vez) isso foi claramente confirmado”, acrescentou Müller.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+