Tempo
|
A+ / A-

Polónia acusa Bielorrússia de disparar sobre as suas tropas

08 out, 2021 - 20:59 • Redação com Lusa

As forças polacas guardam a fronteira para evitar a entrada de migrantes. A Polónia acusa a Bielorrússia de organizar as migrações ilegais.

A+ / A-

As forças da Bielorrússia abriram fogo contra as tropas da Polónia nesta sexta-feira, de acordo con Anna Michaloksa, porta-voz da Guarda de Fronteira da Polónia.

De acordo com a responsável, nenhum militar polaco ficou ferido e que deveriam ter sido utilizadas munições vazias.

Mateusz Morawiecki, primeiro-ministro da Polónia, mostrou apoio para os militares na fronteira: "Estou e sempre estarei firmemente com os nossos soldados e com os nossos guardas de fronteira. Quero agradecer aos nossos serviços pela sua atitude profissional e responsável".

A Polónia, Lituânia e Letónia estão a guardar as suas fronteiras, face à pressão de migrantes de África e do Médio Oriente. A União Europeia diz que a migração ilegal está a ser apoiada e organizada pelo governo da Bielorrússia.

A Comissão Europeia já se mostrou "muito preocupada" com a morte de migrantes na fronteira entre a Bielorrússia e a Polónia.

Há duas semanas, autoridades polacas confirmaram a morte de três iraquianos que tentaram entrar no país provenientes de território bielorrusso, tendo também alegado ter evidências de um outro óbito, mas no lado da Bielorrússia.

Desde o início do mês, a Polónia encontra-se em estado de emergência na fronteira com a Bielorrússia de modo, segundo o governo, a enfrentar uma "guerra híbrida" desencadeada por Minsk, a quem acusam de transportar migrantes em massa para território polaco.

A Polónia também já começou a construir um muro de três metros de altura, há um mês, ao longo da fronteira com a Bielorrússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+