Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU

Moçambique. Guterres considera "fundamental" criação de força militar africana

08 out, 2021 - 01:07 • Lusa

Secretário-geral salienta que “a ONU não tem forças da imposição da paz, tem forças de manutenção da paz”.

A+ / A-

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considerou, esta quinta-feira, ser fundamental a criação de “uma força militar africana robusta” em Moçambique, explicando que a ONU não forças de imposição da paz, mas sim de manutenção da paz.

“Aquilo que temos proposto e apoiado é a criação de uma força africana, de uma força africana que possa ter um apoio das Nações Unidas, que possa ter um apoio através de uma resolução ao abrigo do capítulo sétimo [da Carta da ONU], e com um financiamento assegurado através dos mecanismos de financiamento que tem as Nações Unidas para as operações de paz”, referiu António Guterres, em entrevista à RTP.

Guterres disse que “a ONU não tem forças da imposição da paz, tem forças de manutenção da paz” que têm agido em alguns países onde a paz é “praticamente inexistente e existem problemas gravíssimos.

Portugal com papel "muito importante"


Esclarecendo a sua proposta para a região do Sahel, o responsável máximo pelas Nações Unidas atentou que uma força militar africana poderá fazer sentido em Moçambique. Guterres recordou que já há uma força ruandesa e já há acordos com a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral para forças do grupo dos países do sul da África:

"É fundamental que haja uma força militar africana robusta em Moçambique, apoiando as forças armadas moçambicanas. Caso isso se concretize, estou inteiramente disponível para levantar junto do Conselho de Segurança das Nações Unidas a necessidade apoiar essa força."

Reiterando a necessidade de toda a comunidade internacional apoiar Moçambique, Guterres quis deixar claro que Portugal teve “um papel muito importante, enviando um primeiro grupo de formadores”.

“Moçambique teve um êxito extraordinário com o acordo de paz com a RENAMO [Resistência Nacional Moçambicana], as coisas felizmente têm evoluído muito bem, mas surgiu agora este grupo terrorista que representa uma nova moda em África, extremamente perigosa. É o Sahel, é a República Democrática do Congo, é Somália, é Moçambique”, alertou.

Ameaça perpétua do Estado Islâmico


Na ótica de António Guterres, os ataques do grupo extremista Estado Islâmico são uma ameaça que “não pode ser esquecida”.

“Hoje estamos a falar de África, mas amanhã estaremos a falar de qualquer outra zona do mundo”, salientou o responsável.

Desde julho, a ofensiva das tropas governamentais com apoio externo permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas de Cabo Delgado onde havia rebeldes, nomeadamente a vila de Mocímboa da Praia, que estava ocupada desde agosto de 2020.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, segundo as autoridades moçambicanas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+