Tempo
|
A+ / A-

Explosão em mesquita no Afeganistão faz pelo menos 50 mortos e 140 feridos

08 out, 2021 - 12:52 • Redação, com agências

O ataque foi levado a cabo por um bombista suicida e ainda não foi reivindicado.

A+ / A-

Aumenta para 50 mortos e 140 feridos o balanço do atentado desta sexta-feira contra uma mesquita frequentada por um grupo religioso minoritário no norte do Afeganistão, avançam fontes oficiais citadas agência AFP.

A explosão ocorreu na província de Kunduz, durante a oração semanal de sexta-feira na mesquita Gozar-e-Sayed Abad, quando membros da minoria religiosa xiita compareciam em grande número para o culto.

O ataque foi levada a cabo por um bombista suicida e ainda não foi reivindicado.

Num primeiro balanço, um funcionário da organização Médicos Sem Fronteiras deu conta de pelo menos 15 mortos e 90 feridos.

O porta-voz dos talibãs Zabihullah Mujahid disse que a mesquita xiita foi o alvo do ataque e que um “elevado número” de fiéis foi morto e ferido, acrescentando que as autoridades já chegaram ao local e estão a investigar o incidente.

A causa da explosão ainda não foi esclarecida e nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque.

O Governo talibã tem-se deparado com uma crescente ameaça por parte de grupos ligados ao autoproclamado Estado Islâmico (EI), que recentemente reivindicaram dois atentados mortais em Cabul e que procuram frequentes vezes minorias religiosas afegãs para alvos dos seus ataques.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+