Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha

Aeroporto de La Palma volta a fechar devido a cinzas do vulcão

07 out, 2021 - 09:55 • Lusa

A emissão de cinzas vulcânicas atinge uma altura de 3.000 metros. Até quarta-feira, 726 edifícios foram destruídos pela lava sendo que a maior parte eram residências particulares.

A+ / A-

O aeroporto da ilha espanhola de La Palma voltou a ser foi encerrado devido à nuvem de cinzas causada pela erupção do vulcão Cumbre Vieja, que já dura há duas semanas e meia.

"O aeroporto não está operacional de momento", disse um porta-voz da Aena, gestor dos aeroportos espanhóis, acrescentando que será necessário "limpar" as pistas antes deste ser reaberto.

Este é o segundo fecho do aeroporto desde a erupção do vulcão em 19 de setembro. As duas companhias aéreas que operam entre a ilha de La Palma e o resto das ilhas Canárias, Binter e Canarfly, suspenderam os voos programados para hoje.

Enquanto isso, a atividade do vulcão manteve-se estável nas últimas horas, com "comportamento constante" e a lava a fluir por uma única corrente.

De acordo com o último relatório de situação do Departamento de Segurança Interna, publicado às 6h00 GMT, “embora o número de sismos e a sua magnitude tenham diminuído nas últimas horas, ainda existem movimentos sentidos pela população e que podem originar pequenos colapsos em zonas inclinadas”.

O manto de lava que se está a formar em contacto com a água ocupa uma extensão de 38 hectares.

A emissão de cinzas vulcânicas atinge uma altura de 3.000 metros e o vento direciona-as para nordeste.

Até quarta-feira, 726 edifícios foram destruídos pela lava sendo que a maior parte eram residências particulares.

O vulcão Cumbre Vieja situa-se na ilha de La Palma, uma das que integram o arquipélago espanhol das Canárias, situado no oceano Atlântico, a oeste da costa de Marrocos.

A erupção do vulcão começou em 19 de setembro e obrigou mais de 6.000 pessoas a abandonarem as suas casas. Até ao momento, não se registaram feridos ou mortos.

Na quarta-feira, entrou em vigor o decreto-lei aprovado na terça-feira pelo Conselho de Ministros sobre medidas de apoio urgentes à "reconstrução económica e social" da ilha de La Palma e que envolve um valor de 213,7 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+