Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vulcão das Canárias pode expelir lava durante “três ou quatro meses”

04 out, 2021 - 15:23 • Liliana Monteiro , Marta Grosso

O vulcanólogo Vítor Hugo Forjaz deixa um olhar sobre este fenómeno da natureza que estuda desde os 17 anos. “A lava é o sangue do planeta” e “o espetáculo que agora se está a processar é raro”, diz à Renascença.

A+ / A-

Lança lava a alturas nunca antes vistas, invadiu o mar e transformou por completo a ilha de La Palma. O vulcão Cumbre Vieja está há 16 dias a aumentar a atividade e a abrir novas fendas e bocas de lava, que destroem tudo o que surge pela frente.

O vulcanólogo Vítor Hugo Forjaz, com mais de 80 anos de idade e atento aos vulcões desde os 17 anos, prevê que a atividade se prolongue mais uns meses.

“Uma pergunta que os habitantes daquela ilha fazem diariamente é: quando é que isto vai acabar? Ninguém pode definir uma data. Três meses é a média dos Açores e das Canárias nas anteriores erupções. Dois meses também era um teatro acessível”, começa por dizer.

É muito provável que o fenómeno dure entre três e quatro meses, porque não ocorreu de um momento para o outro. Com 15 dias de antecedência, a Terra tremeu, gerando microssismos – portanto, sismos de pequena energia – que foram aumentando de intensidade e de perigosidade e o vulcão lá apareceu”, destaca ainda.

Vítor Hugo Forjaz adianta que “este vulcão das Canárias tem sido muito influenciado pela Lua. A Lua provoca a maré do mar, mas também marés rígidas em terra. Temos equipamentos que medem isso”.

À memória mais recente não surge um vulcão assim, mas o vulcanólogo diz que não é uma novidade. “Esse fenómeno não se pode considerar excecional. Todos os vulcões têm fraturas que mexem e algumas dessas fraturas fazem com que os vulcões explodam material. É uma sangria que vem do interior da Terra”, refere.

“Os vulcanólogos dizem por brincadeira que a lava é o sangue do planeta. O espetáculo que agora se está a processar é raro, devido à lentidão do avanço das lavas e dos acessos que têm sido roubados”, acrescenta.

Vítor Hugo Forjaz tem estudado muitos vulcões, em particular o dos Capelinhos, nos Açores, e considera que há muito a aprender com o vulcão de La Palma. Mas também muitas contas a fazer sobre o impacto que poderá ter nos restantes vulcões próximos.

O Cumbre Vieja não provocou qualquer vítima, mas os prejuízos materiais já ultrapassam os 400 milhões de euros, segundo as autoridades regionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+