Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Resgatados com vida onze migrantes dados como mortos num naufrágio em Espanha

04 out, 2021 - 21:22 • Lusa

Este ano já chegaram às Baleares, pelo menos, 118 embarcações, com 1.764 imigrantes.

A+ / A-

Catorze imigrantes foram, esta segunda-feira, resgatados com vida do mar nas ilhas espanholas Baleares, incluindo onze inicialmente dados como mortos, avançam as autoridades locais.

Três pessoas foram resgatadas por um helicóptero, nove foram encontradas pelas forças de segurança e pelo serviço de Salvamento Marítimo numa embarcação precária e duas foram auxiliadas por outro barco. Todas se encontram a salvo.

As equipas de emergência não concluíram, contudo, a operação de resgate, e procuram, ainda, três pessoas que permanecem desaparecidas.

Os 14 imigrantes resgatados estão a receber cuidados médicos, após vários dias no mar.

Uma embarcação privada avisou primeiro que tinha recuperado dois cadáveres e que havia mais no mar, mas o serviço de Salvamento Marítimo comprovou que estavam vivos e que o que estava a flutuar eram coletes salva-vidas.

Pouco depois, um helicóptero localizou outros três imigrantes vivos na água, que receberam cuidados médicos em terra e foram transportados para hospitais.

Posteriormente, foram localizadas mais nove pessoas com vida na embarcação e foram levadas para a ilha de Maiorca.

O litoral de Maiorca está em alerta amarelo devido a ventos fortes de norte que geram ondas com entre dois e três metros de altura.

Na semana passada, chegaram às ilhas Baleares 19 embarcações precárias, com 257 pessoas a bordo.

Este ano já chegaram às Baleares, pelo menos, 118 embarcações, com 1.764 imigrantes.

A chegada irregular de imigrantes a Espanha acelerou durante o mês de setembro e aumentou 51% nos nove primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020.

Entre 01 de janeiro e 30 de setembro, entraram no país 28.729 pessoas, a maioria das quais por via marítima: 27.136, em 1.521 embarcações precárias procedentes do continente africano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+