Tempo
|
A+ / A-

Nobel da Medicina para descoberta de recetores de temperatura e tato

04 out, 2021 - 10:42 • Filipe d'Avillez com Lusa

Cientistas David Julius e Ardem Patapoutian foram premiados por terem descoberto os recetores de temperatura e de tato.

A+ / A-

Foi anunciado esta segunda-feira de manhã o Prémio Nobel da Medicina.

O prémio foi atribuído em conjunto aos cienistas David Julius e Ardem Patapoutian, por terem descoberto os recetores de temperatura e de tato.

David Julius é americano. Nasceu em 1955 e tirou o seu doutoramento na Universidade da Califórnia, com pós-doutoramento na Universidade de Columbia. Atualmente é professor na Universidade da Califórnia.

Já Ardem Patapoutian é natural do Líbano, de uma família de ascendência arménia, mas mudou-se ainda novo para os Estados Unidos. Tirou o seu doutoramento na Califórnia Institute of Technology e fez um pós-doutoramento na Universidade da Califórnia. Atualmnte é professor e investigador na Scripps Research, também na Califórnia.

No comunicado que acompanha a nomeação, a Academia Real da Suécia explica que a importância da descoberta destes cientistas.

"A nossa capacidade de percecionar o calor, o frio e o tato é essencial para a nossa sobrevivência e está na base da nossa interação com o mundo que nos rodeia. Na dia a dia das nossas vidas damos estas sensações por adquiridas, mas como é que se iniciam estes impulsos nervosos para que se consiga percecionar a temperatura e a pressão? Esta questão foi resolvida pelos laureado deste ano com o Prémio Nobel", lê-se.

"As descobertas revolucionárias [dos dois cientistas] lançaram intensas atividades de investigação que levaram a um rápido aumento da nossa compreensão de como o nosso sistema nervoso sente o calor, o frio e os estímulos mecânicos", refere o comunicado do Comité Nobel.
"[David Julius e Ardem Patapoutian "identificaram elos críticos em falta na nossa compreensão da complexa interação entre os nossos sentidos e o ambiente", adianta o comunicado.

O cientista norte-americano recorreu à capsaicina, um composto químico e o componente ativo das pimentas que provoca uma sensação de ardor para assim identificar um sensor nas extremidades nervosas da pele que responde ao calor.

Por sua vez, o laureado libanês descobriu uma nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e nos órgãos internos através de células sensíveis à pressão.

Como resultado destas descobertas, passou a ser possível compreender melhor como o calor, o frio e o toque são processados pelo sistema nervoso, sendo que os canais iónicos identificados são importantes para muitos processos fisiológicos e situações de doença. O conhecimento adquirido está já a ser utilizado no desenvolvimento de tratamentos para uma série de patologias, incluindo dor crónica.

Até às descobertas alcançadas por David Julius e Ardem Patapoutian, a compreensão do funcionamento do sistema nervoso e a interpretação do ambiente à sua volta desconhecia ainda como é que a temperatura e os estímulos mecânicos eram convertidos em impulsos elétricos no sistema nervoso.

A atribuição do prémio Nobel às descobertas relacionadas com os recetores da temperatura e do toque acabou por passar ao lado da pandemia de covid-19 e dos avanços científicos realizados ao longo do último ano e meio no desenvolvimento das vacinas.

Este é o primeiro dos Nobel a ser anunciado este ano, ao qual se segue, na terça-feira, o da Física e, na quarta-feira, o da Química. Na quinta-feira, dia 07, será atribuído o Nobel da Literatura e na sexta-feira será conhecido o nome do novo Nobel da Paz. O último anúncio será feito no dia 11 de outubro e determinará o vencedor do Nobel da Economia.

Os prémios Nobel nasceram da vontade do cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em legar grande parte da sua fortuna a pessoas que trabalhem por "um mundo melhor". O prestígio internacional dos prémios Nobel deve-se, em grande parte, às quantias atribuídas, que atualmente chegam aos dez milhões de coroas suecas (mais de 953.000 euros).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+