Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Terramoto na ilha Creta faz um morto e nove feridos

27 set, 2021 - 09:55 • Redação com Lusa

Há vários danos em edifícios. O abalo foi sentido pelas 5h17.

A+ / A-

Um forte terramoto de magnitude 5,8 na escala de Richter atingiu a ilha grega de Creta nesta segunda-feira e causou alguns danos a edifícios antigos, mas não há informações de pessoas feridas, segundo o Observatório Geodinâmico de Atenas.

O sismo foi sentido às 5h17 (7h17 em Lisboa), a 23 quilómetros de Heraclião, capital de Creta, onde a população saiu para as ruas, de acordo com o Observatório.

“No momento, tivemos danos a prédios antigos e as pessoas saíram para as ruas”, disse Yannis Leontarakis, funcionário da Proteção Civil na ilha, à televisão pública ERT.

Com profundidade de 10 quilómetros e magnitude de 5,8 na escala de Richter, o epicentro do terremoto foi registado 346 quilómetros ao sul de Atenas, segundo o Observatório.

Até agora, as imagens divulgadas pela ERT mostraram danos, em particular o desabamento de casas antigas em Arkaloxori, em Creta, próximo a Heraclião.

A Grécia é atravessada por falhas geológicas importantes e os terramotos são frequentes.

Em 30 de outubro de 2020, um sismo de magnitude 7.0 na escala de Richter sacudiu o Mar Egeu entre a ilha grega de Samos e a cidade turca de Esmirna, matando duas pessoas em Samos e 114 na Turquia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+