Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Talibãs estão a proibir corte de barba no Afeganistão

27 set, 2021 - 15:39 • Redação

Talibãs avisam barbeiros de Helmand que serão punidos se fizeram barba e cabelo à margem de interpretação radical da lei islâmica.

A+ / A-

A nova liderança talibã do Afeganistão proibiu os barbeiros da província de Helmand de desfazer ou aparar as barbas dos clientes, avança a BBC.

O movimento extremista que tomou o poder no final de agosto, na sequência da retirada dos Estados Unidos, considera que o simples ato de cortar a barba viola a lei islâmica, a Sharia.

Num aviso colocado em estabelecimentos da província de Helmand pode ler-se que os cabeleiros estão obrigados a seguir a Sharia em matéria de cortes de cabelo e barba e “ninguém tem o direito de se queixar”.

Quem violar a ordem será punido, avisa a polícia religiosa talibã.

Alguns barbeiros em Cabul, a capital do Afeganistão, também dizem ter recebido instruções no sentido de deixarem de cortar as barbas dos clientes.

“Os combatentes estão sempre a passar por cá a ordenar que deixemos de aparar barbas. Um deles avisou que podem enviar inspetores à paisana para nos apanhar”, conta um barbeiro de Cabul, citado pela BBC.

Esta é mais uma restrição imposta pelos talibãs, que professam uma visão radical do Islão, com limitações das liberdades das mulheres e de outros hábitos, como música, televisão ou cinema.

Desde que tomaram o poder, os chamados "Estudantes de Teologia" afastaram as mulheres do Governo e, quanto à pratica de desporto, só se cobrirem o rosto e o corpo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+