Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SPD diz ter “mandato para formar governo” na Alemanha

26 set, 2021 - 18:37 • Redação com Lusa

Projeções apontam para empate técnico ou vantagem muito curta. Noite eleitoral prevê-se longa.

A+ / A-

Os sociais-democratas SPD reivindicam vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, se se confirmarem as projeções.

"Temos mandato para formar governo. Olaf Scholz [candidato social-democrata] tornar-se-á chanceler", apressou-se a reagir o secretário-geral do Partido Social Democrata (SPD) alemão, Lars Klingbeil.

Também o número dois da União Democrata-Cristã (CDU), Paul Ziemak, já reagiu às primeiras projeções, admitindo "perdas amargas" para os democratas-cristãos.

As sondagens à boca das urnas dão empate técnico entre SPD e CDU na Alemanha.

O estudo da Deutsche Welle dá um empate entre Olaf Scholz e Armin Laschet.

Já a ZDF, televisão pública alemã, aponta para 26% para o SPD e 24% para a CDU.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+