Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vulcão. Aeroporto de La Palma inoperacional devido a acumulação de cinzas

25 set, 2021 - 11:12 • Lusa

Situação está a ser resolvida. “A prioridade é garantir a segurança das operações”, assegura responsável do aeroporto de La Palma.

A+ / A-

O aeroporto da ilha de La Palma, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo (AENA) neste sábado.

Segundo a empresa, citada pela agência EFE, iniciaram-se já as tarefas de limpeza, podendo a navegação aérea ser retomada a qualquer momento.

A AENA [Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea] informou que os demais aeroportos das Ilhas Canárias estão operacionais, embora recomende aos viajantes que verifiquem com as suas companhias aéreas a situação de seus voos.

“A prioridade é garantir a segurança das operações”, disse o responsável do aeroporto de La Palma.

Entretanto, de acordo a informação avançada à EFE, a companhia aérea das Canárias Binter, que tinha suspendido na sexta-feira voos devido ao comportamento das nuvens de cinza, retomou os seus horários com a ilha de La Gomera e com os aeroportos de Tenerife Norte e Sul, mas mantém os voos de e para La Palma encerrados.

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo, dia 19, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região.

Dezenas de casas já foram destruídas pela lava do vulcão que continua a correr em direção ao mar, mas não há vítimas depois de as autoridades terem retirado mais de 6.000 pessoas da zona da erupção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JS
    25 set, 2021 vnf 10:54
    O Aeroporto de la palma fica na ilha de la palma, que está afetada pelo vulcão. A ilha de tenerife afastada a este, tem os aeroportos a funcionar normalmente. Há gente com viagens marcadas para a ilha de tenerife...não enganem as pessoas.

Destaques V+