Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vulcão nas Canárias obriga a evacuar mais três localidades

24 set, 2021 - 17:02 • Redação

Descoberta uma nova boca de erupção. A coluna de cinzas do Cumbre Viejo atingiu os seis quilómetros de altitude acima do nível do mar.

A+ / A-

A Proteção Civil espanhola anunciou esta sexta-feira à tarde a evacuação de mais três localidades na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias, devido à erupção do vulcão Cumbre Viejo.

As evacuações destas localidades - Tacuya, Tacande de Arriba e Tacande de Abajo - surgem numa altura em que o Instituto Vulcanológico das Canárias anunciou que foi descoberta uma nova boca de erupção.

No entanto, o ritmo de evacuação está a preocupar a população. O jornal El Mundo noticia que o corte de uma das principais vias de ligação na ilha está a causar transtornos nas evacuações.

A atividade sismológica abrandou na região, mas a emissão de cinzas pelo vulcão intensificou-se. Também aumentou o volume de lava expelida pelo vulcão. Para já, os especialistas continuam a afastar a hipótese de uma chuva ácida.

"Zona de catástrofe"

Várias companhias aéreas, espanholas e internacionais, já cancelaram uma série de voos para a ilha de La Palma, por causa do perigo apresentado pela nuvem de cinzas ao tráfego aéreo.

A coluna de fases vinda da erupção do Cumbre Viejo atingiu os seis quilómetros de altitude acima do nível do mar.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje que o Governo vai aprovar uma ajuda "imediata" para aqueles que perderam as suas casas e o seu trabalho devido à erupção do vulcão na ilha de La Palma.

Em conferência de imprensa, Sánchez explicou que toda a ilha será declarada "zona de catástrofe" e que serão tomadas medidas "rápidas" para atender às necessidades de alojamento, aquisição de bens básicos e restabelecimento das comunicações, bem como um sistema específico de expediente para a regulamentação do emprego.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+