Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Afeganistão

Talibãs vão retomar execuções e amputações "para promover a segurança"

24 set, 2021 - 20:18 • Redação

"Ninguém nos deve dizer quais devem ser as nossas leis. Seguimos o Islão e faremos as nossas leis segundo o Alcorão", avisou Nooruddin Turabi, um dos mais destacados elementos do movimento talibã, num claro aviso ao exterior.

A+ / A-

Os talibãs vão retomar as execuções e as amputações de mãos de criminosos condenados.

Segundo o jornal britânico The Guardian, que cita o mullah Nooruddin Turabi – antigo ministro da Justiça e chefe do ministério da promoção da virtude e da prevenção do vício – a amputação de mãos é “muito necessária para promover a segurança”, porque tem um “efeito dissuasor”.

Contudo, os talibãs, que retomaram o controlo do Afeganistão a 15 de agosto, estão a estudar a possibilidade de essas execuções punições deixarem de ser feitas em público.

“Não queremos que as pessoas entrem em pânico”, assinalou Turabi.

O primeiro período da governação talibã no Afeganistão, antes da invasão norte-americana em 2001, foi marcada por execuções públicas no estádio de futebol em Cabul.

Em entrevista à Associated Press, Nooruddin Turabi advertiu o exterior contra a interferência no novo governo do Afeganistão.

"Ninguém nos deve dizer quais devem ser as nossas leis. Seguimos o Islão e faremos as nossas leis segundo o Alcorão", rematou o responsável.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+