Tempo
|
A+ / A-

Canárias

La Palma. Português em zona de risco poderá ter de sair de casa

24 set, 2021 - 21:02 • João Malheiro

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas adianta à Renascença que já foram contactados 16 portugueses. Vulcão "não está a perder intensidade".

A+ / A-

Um cidadão português poderá ter de sair de casa e ser evacuado da zona de risco, devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, no arquipélago das Canárias.

"Está numa zona de risco em relação à lava, às cinzas e à deformação da terra", adiantou a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, à Renascença.

Outra portuguesa já abandonou a sua residência e foi para casa "de um amigo", segundo Berta Nunes.

A governante referiu que o Estado português já contactou 16 portugueses que estão em La Palma e está, neste momento, "a voltar a contactar toda a gente para percebermos a evolução do caso".

"O vulcão não está a diminuir de intensidade, antes pelo contrário. As autoridades locais estão a alargar a zona de risco", explicou.

No que toca à possibilidade de repatriar portugueses residententes em La Palma, como referiu uma habitante à Renascença, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas esclareceu que "por agora, isso não está previsto".

O Estado português continua a ter "disponibilidade total" para apoiar a comunidade de La Palma.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+