Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Canárias. Coluna de gases que sai do vulcão atinge 4.500 m de altura

24 set, 2021 - 10:26 • Redação com Lusa

A erupção já devastou cerca de 240 hectares de terrenos, num perímetro de cerca de 16 quilómetros. A lava também destruiu 390 edifícios e 14 km de estradas.

A+ / A-

A erupção do vulcão Cumbre , na ilha de La Palma, nas Canárias, entra no sexto dia com a coluna de gazes a atingir 4. 500 metros de altitude. Segundo as autoridades, uma das línguas de lava parou e a outra move-se, nesta altura, a cerca de quatro metros por hora.

A erupção já devastou cerca de 240 hectares de terrenos, num perímetro de cerca de 16 quilómetros. A lava também destruiu 390 edifícios e 14 km de estradas.

O governo regional das Canárias realiza uma reunião extraordinária, com a presença do primeiro-ministro espanhol, na qual planeia aprovar a ajuda às pessoas afetadas pela situação.

Em relação à qualidade do ar, o Departamento de Segurança Nacional (DSN) espanhol indica que, de acordo com os dados meteorológicos, está excluída a queda de chuva ácida durante as próximas 24 horas e acrescenta que "se ocorresse, não causaria efeitos significativos, uma vez que é um acontecimento pontual não persistente".

O serviço de proteção civil das Canárias, que faz a gestão do espaço aéreo em Espanha (Enaire), recordou nas suas redes sociais que "o espaço aéreo das ilhas Canárias está a funcionar normalmente".

Por outro lado, mantém-se o perímetro no mar, estabelecido pela capitania marítima até 2 milhas da costa, entre Puerto Naos e Tazacorte, dois municípios da ilha de La Palma.

O vulcão Cumbre Vieja está ativo e a expelir lava desde domingo passado e apesar desta situação não houve mortos ou feridos a lamentar entre os 85.000 habitantes da ilha, mas os danos são enormes, acima de 400 milhões de euros, segundo as autoridades regionais.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+