Tempo
|
A+ / A-

Nobel 2021. Laureados recebem distinção nos seus países de origem

23 set, 2021 - 11:30 • Lusa

O emblemático grande banquete realizado na autarquia de Estocolmo para a cerimónia dos prémios já foi cancelado no ano passado, pela primeira fez desde a II Guerra Mundial, e também não vai acontecer este ano.

A+ / A-

Os vencedores dos prémios Nobel em Ciência e Literatura vão receber, pelo segundo ano consecutivo, a distinção nos seus países de origem, ao invés de em Estocolmo, devido à pandemia de Covid-19, anunciou esta quinta-feira a Fundação Nobel.

Para o prémio Nobel da Paz, atribuído em Oslo, a opção de a atribuição acontecer na capital norueguesa “permanece em aberto” e uma decisão deve ser tomada em meados de outubro, disse a fundação encarregada de organizar os prémios.

Os prémios são anunciados no início de outubro, mas geralmente são entregues em cerimónias solenes realizadas nas duas capitais escandinavas a 10 de dezembro, data de aniversário da morte do fundador, Alfred Nobel (1833-1896).

“Penso que todos gostariam que a pandemia nos apoiasse, mas ainda não chegamos a esse ponto” afirmou Vidar Helgesen, diretor-executivo da fundação, citando “incertezas sobre a evolução da pandemia e das viagens internacionais”.

O emblemático grande banquete realizado na autarquia Estocolmo para a cerimónia dos prémios já foi cancelado no ano passado, pela primeira fez desde a II Guerra Mundial, e também não vai acontecer este ano.

Mesmo sem os laureados, vai ser realizada uma cerimónia na capital sueca, possivelmente com público local, segundo a fundação. Quanto às tradicionais conferências de imprensa dos premiados, serão transmitidas via Internet.

Os prémios Nobel, que este ano celebram o 120.º aniversário desde as primeiras atribuições, em 1901, serão anunciados entre 4 e 11 de outubro.

Segundo a ordem estabelecida, o de medicina será o primeiro a ser conhecido, seguido do da física e de química.

Os pontos altos serão os anúncios dos prémios de literatura e paz, no dia 7 e 8 de outubro, respetivamente, antes do mais recente prémio de economia, ser atribuído, no dia 11 de outubro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+