Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo espera que Biden combata "o salve-se quem puder"

22 set, 2021 - 22:50 • Redação com Lusa

Presidente da República espera manter o diálogo entre aliados, após o pacto trilateral de defesa entre norte-americanos, britânicos e australianos para a região do Indo-Pacífico.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa espera que o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, contribua com ações para o multilateralismo, que deve ser procurado "além dos episódios de cada instante".

Em declarações aos jornalistas, em Nova Iorque, esta quarta-feira, o Presidente da República defendeu que é preciso evitar "o regressar ao unilateralismo, o salve-se quem puder", com o qual "perdem todos". Marcelo considerou que é possível encontrar "mensagens de abertura ao multilateralismo" no discurso que Joe Biden fez nas Nações Unidas.

"Essas mensagens esperamos nós que estejam presentes na atuação da administração nos próximos anos, porque o papel norte-americano é fundamental para que o multilateralismo vá em frente", sublinhou.

Marcelo Rebelo de Sousa alargou, depois, este apelo a todas as potências regionais e mundiais, declarando: "É preciso que todas mantenham essa disponibilidade, para além dos episódios de cada instante."

Promover o diálogo na UE


Sobre o pacto trilateral de defesa entre norte-americanos, britânicos e australianos para a região do Indo-Pacífico (denominado AUKUS, com as iniciais dos três países anglo-saxónicos), que levou ao cancelamento por parte da Austrália de um contrato com a França para o fornecimento de submarinos, o Presidente da República disse que Portugal acompanha a posição da União Europeia, mas procura manter o diálogo entre aliados.

"Há este equilíbrio, esta dupla preocupação: acompanhar em solidariedade os membros da União Europeia, neste caso, um membro [França], ao mesmo tempo numa postura e numa atitude de encontrar pistas de diálogo e de resolução que envolvam outros países que são muito próximos e aliados dos países da União Europeia", vincou.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que o clube na União Europeia "é de procura de pistas de entendimento alargado e de diálogo alargado".

Vacinas como "bem público"


O Presidente da República chegou no sábado aos Estados Unidos, para participar na 76.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e regressa esta quarta-feira a Portugal.

No seu discurso na ONU, na terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu as vacinas como "bem público" global e apelou ao compromisso e concertação entre as nações, contra "o isolacionismo, o protecionismo, o unilateralismo, a intolerância, o populismo e a xenofobia".

"Vinte anos depois do 11 de Setembro, seis anos depois do Acordo de Paris, um ano e meio depois do começo da pandemia, precisamos mais do que nunca de um multilateralismo efetivo. Não nos discursos, nas ações, não há mesmo mais tempo a perder", apelou.

O chefe de Estado insistiu na mensagem, que tem reiterado nos últimos dias, de que "nenhum polo, nenhuma potência, por poderosa que seja, tem condições para enfrentar sozinha ou com alguns parceiros" problemas como as alterações climáticas, pandemias ou o terrorismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+