Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha

Vulcão entra em erupção nas Canárias e obriga a evacuar vários municípios

19 set, 2021 - 16:19 • Hélio Carvalho

Depois de uma semana de atividade sísmica, o Cumbre Viejo entrou finalmente em erupção e a densa nuvem de cinzas já fez um avião voltar para Tenerife.

A+ / A-

O vulcão de Cumbre Vieja entrou este domingo à tarde em erupção na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias, Espanha.

Da ilha espanhola no Oceano Atlântico, emana uma densa nuvem de fumo e as autoridades espanholas decidiram evacuar preventivamente as populações de quatro municípios.

Segundo a televisão local RTVC, a evacuação afeta centenas pessoas, incluindo no município de El Paso, onde está localizado o vulcão, e cerca de 500 turistas alojados num hotel.

A erupção, que ocorreu por volta das 15h30 (hora local) foi precedida de centenas de sismos de baixa intensidade, sendo que o vulcão apresentava atividade sísmica há mais de uma semana.

Esta intensa atividade sísmica obrigou as autoridades a evacuar preventivamente as pessoas de mobilidade reduzida, duas horas antes da erupção.

Mais recentemente, cerca de duas horas depois da erupção, as autoridades avistaram duas crateras por onde o vulcão está a expelir lava.

O presidente do arquipélago das Canárias, Ángel Pérez, informou no Twitter que o Cumbre Viejo entrou em erupção numa zona florestal sem casas por perto e pediu "muita precaução".

No Governo espanhol central, o primeiro-ministro Pedro Sánchez adiou uma viagem a Nova Iorque para se deslocar à região. Já a ministra espanhola da Ciência, Diana Morant, ia às Canárias para avaliar com os investigadores locais a atividade sísmica, mas acabou por cancelar a viagem.

Segundo o El Mundo, até agora apenas um voo em direção a La Palma voltou para trás, até Tenerife, depois dos pilotos verem a enorme nuvem de cinzas. Mas, noticia o mesmo jornal, o gestor de navegação aérea em Espanha recomendou o encerramento de La Palma a novas chegadas.

A erupção do vulcão surge ainda um mês depois de fogos florestais de grandes dimensões na ilha de La Palma terem destruído várias casas na região.

O Cumbre Viejo é assim o palco da primeira erupção em 50 anos nas Ilhas Canárias - a última foi registada em novembro de 1971 e houve ainda uma erupção submarina em 2011.

[Notícia atualizada às 18h04]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+