Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França dá 100 euros a seis milhões de famílias para ajudar na conta da energia

16 set, 2021 - 08:55 • Olímpia Mairos

A medida visa ajudar os agregados familiares de baixos rendimentos.

A+ / A-

O governo francês anunciou que vai dar um cheque de 100 euros a cerca de seis milhões de agregados familiares de baixos rendimentos. O objetivo é ajudar a enfrentar a subida dos preços da energia.

As famílias elegíveis vão receber, por correio, de forma automática esta ajuda excecional em dezembro, independentemente do seu método de aquecimento (eletricidade, petróleo ou gás).

O executivo francês quer, assim, reduzir as consequências do aumento de preços, que poderá ter consequências graves durante o inverno, com um maior consumo de energia devido ao frio.

Os preços do gás subiram acentuadamente nos últimos meses, impulsionados pela recuperação económica global. As tarifas regulamentadas subiram 8,7% em setembro, depois de mais de 5% em agosto, e quase 10% em julho.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro Jean Castex, o aumento dos preços “penaliza dez vezes mais as famílias mais modestas, em termos do seu poder aquisitivo, do que as famílias mais ricas; por isso, era importante direcionar esta ajuda excecional para as famílias mais modestas”.

O governo francês já ajuda os agregados mais vulneráveis na fatura energética com 150 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+