Tempo
|
A+ / A-

Coreia do Norte

Pyongyang testa novo míssil de cruzeiro de longo alcance

13 set, 2021 - 07:31 • Redação com agências

O teste não envolveu mísseis balísticos e, por isso, não está proibido pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

A+ / A-

A Coreia do Norte efetuou com sucesso um teste com um novo "míssil de cruzeiro de longo alcance", durante este fim de semana, anunciou a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.

Os disparos do teste decorreram na presença de altos responsáveis norte-coreanos e os mísseis percorreram uma trajetória de 1.500 quilómetros, antes de atingirem o alvo, não especificado.

Várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU proíbem a Coreia do Norte de prosseguir os seis programas de armamento nuclear e de mísseis balísticos.

Apesar das múltiplas sanções internacionais, o país tem reforçado nos últimos anos as suas capacidades militares sob a direção de Kim Jong-un.

O Pentágono avançou, esta segunda-feira, que o lançamento representa "uma ameaça" aos países vizinhos e à comunidade internacional.

"Esta atividade sublinha o desenvolvimento contínuo do programa nuclear da Coreia do Norte e as ameaças que isso representa para os vizinhos e para a comunidade internacional", disse a mesma fonte, em comunicado.

Esta foi a primeira atividade de teste conhecida da Coréia do Norte desde março, quando lançou um novo míssil tático de curto alcance.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+