Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Exército israelita diz que intercetou rocket lançado de Gaza

12 set, 2021 - 20:14 • Lusa

As tensões entre as partes têm sido agravadas por dificuldades em chegar a um cessar-fogo de longo prazo entre Israel e o Hamas, após a guerra de maio.

A+ / A-

Militantes palestinianos lançaram, nesta noite domingo, um foguete contra Israel a partir da Faixa de Gaza, anunciou o exército israelita.

O lançamento ocorreu num momento de grande tensão, após a fuga de seis palestinianos de uma prisão israelita na semana passada e perante as hostilidades persistentes do conflito de maio passado.

Este fim de semana, Israel tinha capturado quatro dos seis prisioneiros fugitivos e intensificou a busca pelos dois fugitivos restantes.

Em resposta, militantes de Gaza dispararam 'rockets' contra Israel, por três noites consecutivas, a que Israel tem respondido com ataques aéreos contra alvos ligados ao grupo Hamas, que governa em Gaza.

As tensões entre as partes têm sido agravadas por dificuldades em chegar a um cessar-fogo de longo prazo entre Israel e o Hamas, após a guerra de maio.

O Egito continua a tentar intermediar um acordo, mas o Hamas exigiu que Israel suspendesse o bloqueio económico a Gaza, enquanto Israel deseja que o Hamas liberte dois civis israelitas e devolva os restos mortais de dois soldados israelitas mortos em combate.

Israel e o Hamas também não conseguiram chegar a um acordo sobre um sistema que permita ao Qatar entregar pagamentos ajuda financeira a famílias em dificuldade em Gaza, com os israelitas a manifestar receio de que o Hamas desvie os fundos para uso militar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+