Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

França. Naturalizados mais de 12 mil trabalhadores da "linha da frente"

09 set, 2021 - 11:12

Governo facilitou o procedimento para profissionais de saúde estrangeiros, trabalhadores de segurança ou de manutenção, e de estabelecimentos de bens essenciais ou que prestaram ajuda domiciliária mobilizados durante a crise sanitária.

A+ / A-

A França atribuiu a nacionalidade a mais de 12.000 trabalhadores estrangeiros que estiveram na "linha da frente" durante a pandemia de Covid-19.

"Estes trabalhadores da linha de frente têm respondido pela nação. É normal que a nação dê um passo em direção a eles. Dou as boas-vindas aos nossos novos compatriotas à nacionalidade francesa”, disse a ministra delegada da Cidadania no Ministério do Interior, Marlène Schiappa, num comunicado citado pela agência France-Presse.

Em setembro de 2020, o Governo facilitou o procedimento de naturalização para profissionais de saúde estrangeiros, trabalhadores de segurança ou de manutenção, e de estabelecimentos de bens essenciais ou que prestaram ajuda domiciliária mobilizados durante a crise sanitária.

Uma das medidas foi a redução do período mínimo de residência no país para obtenção da nacionalidade francesa de cinco para dois anos.

No âmbito dessa medida, foram apresentadas 16.381 candidaturas em toda a França e 12.012 estrangeiros tornaram-se franceses, segundo o gabinete da ministra delegada.

No total, 61.371 pessoas adquiriram a nacionalidade francesa em 2020, menos 20% do que no ano anterior.

A pandemia em França provocou mais de 115.000 mortos em 6,8 milhões de casos de infeção com o vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença.

A nível global, a doença fez mais de 4,5 milhões de mortos desde que o vírus foi detetado pela primeira vez, em dezembro de 2019.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+