Tempo
|
A+ / A-

Alemanha. Há perigo de uma quarta vaga “fulminante” se vacinação não acelerar

09 set, 2021 - 08:00

Desde o início da pandemia, registaram-se no país mais de quatro milhões de casos confirmados e 92.448 mortes.

A+ / A-

O presidente da agência de controlo de doenças da Alemanha declarou que o ritmo da vacinação tem de acelerar para impedir o “desenvolvimento fulminante” da quarta vaga de Covid-19, advertindo de que “a pandemia ainda não acabou”.

Lothar Wieler, do Instituto Robert Koch (RKI) de virologia, afirmou que o país Alemanha poderá ter uma nova vaga de casos da doença no outono, com o potencial para esgotar os recursos do sistema de saúde. Nas últimas 24 horas, foram 13.565 os novos casos registados no país, além de 35 mortes, segundo o instituto.

Embora as taxas de infeção tenham estagnado nos últimos dias, o número de hospitalizações aumentou na Alemanha. O número de doentes em unidades de cuidados intensivos quase duplicou, para mais de 1.300, nas últimas duas semanas, indicou Wieler.

Se não conseguirmos aumentar de forma drástica a vacinação, a atual quarta vaga pode adquirir um desenvolvimento fulminante”, declarou o responsável

Wieler alertou que os dados mais recentes sobre a evolução da Covid-19 mostram que a “média de idades dos que estão nas unidades de cuidados intensivos é menor” que no início da pandemia e que todos aqueles que não forem vacinados irão provavelmente ser infetados com o coronavírus SARS-CoV-2 a dada altura da pandemia.

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, revelou na mesma conferência de imprensa que mais de 61% da população alemã (cerca de 51,2 milhões de pessoas) têm a vacinação completa, o que representa menos do que noutros países europeus.

No total, 54,9 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, o que corresponde a 66% dos residentes no país, acrescentou o governante.

Desde o início da pandemia, registaram-se no país mais de quatro milhões de casos confirmados e 92.448 mortes.

Spahn emitiu um apelo para que se vacinem todos aqueles que ainda não o fizeram, para que o país possa orgulhar-se de ter sido um dos que melhor resistiram à pandemia, e comparou a mortalidade registada na Alemanha (92.448 numa população de 83 milhões) com a do Reino Unido (cerca de 133.000 e 66,6 milhões de habitantes).

O ministro descreveu graficamente como encara o estado atual do impacto da Covid-19 no país, dizendo “Neste momento, há uma pandemia dos não-vacinados” e insistiu na vacinação de quem ainda não a tenha feito.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.583.765 mortes em todo o mundo, entre mais de 221,81 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, com base em dados oficiais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+