Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo de 7,1 gera pânico e faz um morto no sudeste mexicano

08 set, 2021 - 07:06 • Lusa

O epicentro situou-se a 11 quilómetros da zona balnear de Acapulco, no estado de Guerrero, a 400 quilómetros a sul da Cidade do México.

A+ / A-

Um sismo de magnitude 7,1 na escala aberta de Richter abalou na terça-feira à noite o sudeste do México e causou pelo menos um morto.

O governador do estado de Guerrero, Héctor Astudillo, informou que uma pessoa morreu, vítima da queda de um poste de eletricidade no município de Coyuca de Benítez.

O epicentro situou-se a 11 quilómetros a sudeste de Acapulco, no estado de Guerrero, a 400 quilómetros a sul da Cidade do México, indicou o Serviço de Sismologia mexicano.

O terramoto ocorreu às 20h47 (2h47 em Lisboa) e a partir das 22h00 (4h00 em Lisboa) foram registadas 73 réplicas.

Em declarações à Milenio TV, o governador de Guerrero disse que o sismo foi "fortemente sentido" e as pessoas estão "bastante alarmadas".

Entretanto, a presidente da Câmara de Acapulco, Adela Román, relatou alguns "aluimentos de terra sem gravidade na zona costeira e muitas fugas de gás, mas nenhuma vítima a lamentar".

Na zona costeira de Acapulco era possível observar a queda de estruturas metálicas e vidros partidos em alguns estabelecimentos, bem como o desmoronamento de parte da fachada de uma casa, indicou a agência de notícias espanhola EFE.

O terramoto ativou o alerta sísmico na Cidade do México, onde milhares de pessoas saíram de casas e edifícios como medida de segurança e prevenção, e onde se registaram cortes de energia em vários bairros, sem que se tenham registado vítimas ou danos materiais graves.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+