Tempo
|
A+ / A-

Afeganistão

EUA negoceiam voos adicionais e talibãs acedem a deixar sair civis

07 set, 2021 - 12:14 • Lusa

Segundo o Secretário de Estado Blinken, os talibãs garantem “passagens seguras” a quem tenha documentos. Há ainda “cerca de uma centena” norte-americanos a querer deixar o Afeganistão.

A+ / A-

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse nesta terça-feira que o Departamento de Estado está em contacto com os talibãs para serem efetuados voos adicionais de retirada de afegãos que queiram abandonar o Afeganistão.

Blinken pronunciou-se sobre o assunto em Doha, durante uma conferência conjunta com altos diplomatas e responsáveis pela defesa do Qatar.

O Secretário de Estado disse que esteve em contacto com os talibãs "nas últimas horas" para que sejam coordenados voos adicionais de retirada de civis a partir do aeroporto de Cabul.

Os talibãs, que proclamaram o Emirado Islâmico no passado dia 15 de agosto, disseram que "vão deixar partir livremente as pessoas portadoras de documentos de viagem", sublinhou o secretário de Estado norte-americano.

Antony Blinken afirmou ainda que os talibãs garantiram "passagens seguras" para todos aqueles que querem abandonar o Afeganistão, mediante a apresentação dos documentos exigidos.

Por outro lado, Blinken disse que estão ainda no Afeganistão "cerca de uma centena de cidadãos norte-americanos" que querem sair do país.

Inicialmente, o Departamento de Estado afirmou que se tratava de um grupo de "entre 100 e 200 pessoas".

Blinken é acompanhado pelo secretário da Defesa, Lloyd Austin na deslocação ao Emirado do Qatar.

Depois de 20 anos de primazia norte-americana, o Afeganistão voltou para as mãos dos talibãs, que tomaram de forma vitoriosa a cidade de Cabul antes do final da retirada das forças dos Estados Unidos, negociada em fevereiro de 2020.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+