Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

El Salvador é o primeiro país a usar bitcoins como moeda oficial

07 set, 2021 - 17:50 • Redação

A decisão não é consensual entre os especialistas.

A+ / A-

El Salvador tornou-se, esta terça-feira, no primeiro país do mundo a adotar bitcoins como moeda oficial.

A decisão está a dividir os especialistas que, por um lado, afirmam que vai reduzir custos, enquanto outros alertam que a mudança pode facilitar a lavagem de dinheiro.

A partir de agora, as empresas devem aceitar o pagamento em bitcoin junto com o dólar americano, que tem sido a moeda oficial de El Salvador desde 2001 e permanecerá válida.

O presidente de El Salvador tem sido dos impulsionadores da medida, alegando que a criptomoeda vai ajudar a população a economizar cerca de 400 milhões de dólares americanos que o governo calcula serem gastos anualmente.

Se os cidadãos assinarem uma carteira digital do governo, os cidadãos poderão receber cerca de 30 dólares em bitcoin.

Antes do lançamento, El Salvador comprou 200 bitcoins.

O governo instalou ainda caixas eletrónicas que permitirão que o bitcoin seja convertido em dólares e retirado sem comissão da carteira digital chamada "Chivo".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+