Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Furacão Ida ameaça casas e pessoas nos Estados Unidos

29 ago, 2021 - 18:58 • Redação

Autoridades locais pedem calma à população. Se a velocidade do vento chegarem aos 252 km/h, o furacão será considerado de categoria 5 na escala de furacões.

A+ / A-

O furacão Ida, que alcançou ventos máximos de 240 km/h, atingiu este domingo o sudeste do estado do Louisiana, nos Estados Unidos da América. As autoridades federais alertam para a possibilidade de ocorrerem danos "catastróficos" que ameacem casas e pessoas.

Esta é uma das tempestades mais fortes desde o furacão Katrina, que ocorreu há 16 anos.

Neste momento, há já registo de enchentes e de falhas de energia. Há 400 mil pessoas sem acesso há electricidade neste domingo.

Muitos estão já a preparar-se para a evacuação e muitos outros para lutar pela sobrevivência.

O Ida atingiu a costa de Port Fourchon, no Louisiana, por volta das 11h55 locais, quando a tempestade entrou na foz do rio Mississippi, segundo o National Hurricane Center (NHC).

A informação da Reserva da Força Aérea e os dados de radar mostraram que "os ventos máximos do Ida chegam aos 240 km/h", acrescentou o NHC.

“Fiquem calmos durante esta tempestade. Podem ficar calmos ", disse a prefeita de Nova Orleães, LaToya Cantrell, durante uma conferência de imprensa este domingo, quando Ida estava a chegar à costa.

Já o governador do estado do Louisiannam afirmou que "não restam dúvidas de que os próximos dias e semanas vão ser extremamente difícieis para este estado e para muita, muita gente que será testada de formas que só podemos imaginar".

Se a velocidade do vento chegarem aos 252 km/h, o furacão será considerado de categoria 5 na escala de furacões de Saffir-Simpson, que classifica as tempestades de 1 a 5 com base na velocidade máxima do vento .

Apenas quatro tempestades atingiram a região continental dos Estados Unidos como furacões de categoria 5 no século passado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+