Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Moderna não tem provas de que duas mortes no Japão sejam devido à vacina

28 ago, 2021 - 16:58 • Redação

O uso de três lotes da vacina da Moderna foi suspenso, no Japão, após relatórios de locais de vacinação de uma substância estranha encontrada nos frascos.

A+ / A-

A Moderna não tem evidências que a morte de dois indivíduos que, recentemente, foram vacinados contra a Covid-19, no Japão, estejam relacionadas com o fármaco da marca, em comunicado enviado à Renascença, este sábado.

A Takeda, distribuidora, e a Moderna, fabricante, lamentam a morte dos dois vacinados, descrevendo-o como "um evento trágico".

"Apresentamos as nossas mais sinceras condolências às suas família", afirmam as marcas, em comunicado conjunto.

As duas empresas estão a trabalhar com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW) japonês para investigar as duas mortes.

Esta quinta-feira, a Takeda anunciou a decisão de suspender o uso de três lotes da vacina da Moderna no Japão, em alinhamento com o MHLW, após relatórios de locais de vacinação de uma substância estranha encontrada nos frascos.

"As reclamações que motivaram a suspensão foram centradas num lote específico, mas um total de três lotes fabricados na mesma série foram incluídos na suspensão pela MHLW, por uma questão de cautela", explica o comunicado.

A Takeda solicitou que a Moderna conduza "urgentemente" uma investigação completa para determinar a natureza da substância estranha.

Até o momento, mais de 200 milhões de doses da vacina Moderna Covid-19 foram administradas a mais de 110 milhões de pessoas em 45 países, segundo dados do comunicado enviado à Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+