Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Macron alerta. O Estado Islâmico continua a ser uma ameaça

28 ago, 2021 - 10:48

Um braço do Estado Islâmico (o Estado Islâmico da Província de Khorasan/ISKP) realizou um ataque em Cabul que causou pelo menos 170 mortos e 150 feridos.

A+ / A-

O Presidente francês disse que não se deve “baixar a guarda” em relação ao grupo extremista Estado Islâmico (EI), porque estes jihadistas continuam a ser "uma ameaça", especialmente no Iraque.

"Todos nós sabemos que não devemos baixar a guarda, porque o Estado Islâmico continua a ser uma ameaça e eu sei que a luta contra esses grupos terroristas é uma prioridade para seu o Governo", disse Emmanuel Macron, dirigindo-se em Bagdade ao primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhimi.

O Iraque, onde células do EI continuam a realizar ataques quatro anos após a sua derrota militar, e a França "são parceiros-chave na guerra contra o terrorismo", respondeu o chefe de Governo iraquiano.

No Afeganistão, um braço do Estado Islâmico ( o ISIS-K da província de Khorasan) realizou um ataque na quinta-feira que causou pelo menos 170 mortos e 150 feridos, incluindo 13 soldados norte-americanos.

Os talibãs conquistaram Cabul em 15 de agosto, concluindo uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO. A tomada da capital pôs fim a uma presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e aliados na NATO, incluindo Portugal.

Macron encontra-se em Bagdad, no Iraque, onde hoje se realiza uma cimeira com líderes do Médio Oriente.

No encontro, o chefe de Estado de França será o único governante de fora da região e dos poucos a confirmar a visita a Bagdade.

Estão previstos encontros com os líderes iraquianos, mas também com o seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, e com o rei Abdullah II da Jordânia.

Os presidentes da Turquia e do Irão, bem como o rei da Arábia Saudita, também foram convidados, mas segundo fontes iraquianas, ainda não confirmaram a viagem, noticia a agência AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+