Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Afeganistão. Boris Jonhson e Angela Merkel acordam trabalho sobre crise afegã

28 ago, 2021 - 16:20 • Lusa

O primeiro-ministro britânico e a chanceler alemã "resolveram trabalhar, juntamente com o resto do G7, lançar um roteiro destinado a lidar com o novo governo afegão", questão debatida no encontro de líderes da semana passada.

A+ / A-

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a chanceler alemã, Angela Merkel, acordaram a necessidade de trabalhar nas próximas semanas a nível internacional para evitar uma "crise humanitária" no Afeganistão, confirmou um porta-voz de Downing Street, este sábado.

Numa conversa telefónica, os dois líderes políticos abordaram a crise que se vive no Afeganistão e congratularam-se com os "esforços partilhados entre o Reino Unido, a Alemanha e a NATO para retirar pessoas vulneráveis do país nas duas últimas semanas".

"Estiveram de acordo na necessidade de esforços internacionais nas próximas semanas para evitar uma crise humanitária no Afeganistão", enquanto Johnson reiterou o "compromisso duradouro do Reino Unido com o país", que contempla "duplicar a ajuda destinada à região este ano".

A mesma fonte oficial do executivo britânico apontou que o primeiro-ministro e a chanceler "resolveram trabalhar, juntamente com o resto do G7, lançar um roteiro destinado a lidar com o novo governo afegão", questão debatida no encontro de líderes da semana passada.

Neste sentido, o chefe do executivo de Londres sublinhou que qualquer reconhecimento ou compromisso com os talibãs "deve estar condicionado a que permitam a passagem segura aos que quiserem abandonar o país e a respeitarem os direitos humanos".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+