Tempo
|
A+ / A-

Talibãs dizem controlar aeroporto de Cabul. Pentágono desmente

27 ago, 2021 - 22:59 • Lusa

"Agora, só uma pequena parte permanece nas mãos dos norte-americanos", alegou Bilal Karimi, porta-voz dos talibãs.

A+ / A-

O controlo efetivo do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, foi reivindicado pelos talibãs e desmentido de imediato pelos EUA.

"Hoje, três locais importantes da parte militar do aeroporto de Cabul foram evacuados pelos norte-americanos e estão sob controlo do Emirado Islâmico" (como os talibãs designam o Afeganistão), escreveu na rede social Twiter, o seu porta-voz, Bilal Karimi.

"Agora, só uma pequena parte permanece nas mãos dos norte-americanos", acrescentou o responsável dos talibãs.

Pouco tempo depois, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, desmentiu a reivindicação: "Eles [talibãs] não controlam qualquer porta de embarque nem qualquer operação no aeroporto. Continua sob controlo do exército norte-americano".

Pelo menos 170 pessoas morreram e 150 ficaram feridas no atentado suicida perpetrado na quinta-feira pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) no aeroporto de Cabul, indicaram fontes sanitárias e próximas dos talibãs.

Os Estados Unidos já tinham indicado que no atentado morreram 13 militares norte-americanos e outros 18 ficaram feridos e o Governo britânico também comunicou a morte de três cidadãos britânicos, dois adultos e uma criança.

Esta sexta-feira, chegaram a Portugal 24 refugiados afegãos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+