Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugueses intercetam embarcação com 127 migrantes ao largo de Itália

24 ago, 2021 - 20:57 • Lusa

Desde 2017, ano em que iniciou a participação operação "Themis", a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.

A+ / A-

O grupo de ações táticas da Polícia Marítima intercetou na segunda-feira uma embarcação com 127 migrantes libaneses, afegãos e paquistaneses a 74 quilómetros de Santa Maria di Leuca, a sul de Itália, divulgou a força policial.

Os elementos da Polícia Marítima em missão em Itália, no âmbito da operação "Themis" no Mediterrâneo Central, em apoio à Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX) intercetaram a embarcação onde seguiam 127 migrantes, tendo sido também identificados "três indivíduos suspeitos de facilitarem a travessia dos migrantes até Itália".

O comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN) refere que os elementos do grupo de ações táticas da Polícia Marítima intercetaram a embarcação, confirmando a presença de vários migrantes a bordo, e acompanharam a mesma até à chegada da embarcação da Guardia di Finanza, que a encaminhou até ao porto de Gallipoli, onde desembarcaram os migrantes.

A ação decorreu pelas 13h00 de Portugal continental de segunda-feira, após um alerta através do Centro de Coordenação Internacional de Roma, a informar que uma aeronave da Guardia di Finanza tinha detetado a presença de uma embarcação suspeita de migração irregular a navegar ao largo de Santa Maria di Leuca.

A Polícia Marítima está desde 16 de junho integrada na operação "Themis", nesta que é a sua quinta participação, tendo como missão controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia, acrescenta o comunicado da AMN.

Desde 2017, ano em que iniciou a participação operação "Themis", a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+