Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Raptores de mais de 100 estudantes de escola na Nigéria libertam 15 em troca de resgate

22 ago, 2021 - 19:58

Dos 121 estudantes raptados em 5 de julho, 56 já foram libertados ou escaparam aos raptores, aponta a AFP,

A+ / A-

Os 15 estudantes foram libertados no sábado à noite, depois do pagamento de um resgate relativo ao rapto, que aconteceu em 05 de julho na Escola Secundária Baptista Bethel, na localidade de Chikun, noticiou a agência France-Presse.

“Quinze estudantes foram libertados ontem [sábado] à noite após o pagamento de um resgate”, disse o reverendo Joseph Yayab, acrescentando: “Ainda temos 65 dos nossos estudantes nas mãos dos bandidos e estamos a trabalhar para a sua libertação”.

O pagamento de resgates é criticado pelas autoridades locais, que afirmam que o pagamento perpetua o ciclo de raptos no noroeste e centro da Nigéria.

Dos 121 estudantes raptados em 05 de julho, 56 já foram libertados ou escaparam aos raptores, aponta a AFP,

Estes ‘bandidos’, como são conhecidos no país, atacam aldeias, roubam gado e raptam funcionários locais e viajantes nas estradas em troca de resgates, e operam a partir de bases na floresta do Rugu, que abrange os estados nigerianos de Zamfara, Katsina, Kaduna e Níger.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de mil estudantes foram raptados desde dezembro, tendo a maioria sido libertada através de negociações e pagamento de resgates, mas centenas ainda estão em cativeiro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+