Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Afeganistão. Merkel e Biden coordenam retirada de civis

18 ago, 2021 - 21:15 • Lusa

O Pentágono anunciou que 2.000 pessoas, incluindo 325 cidadãos norte-americanos, foram retiradas do Afeganistão em 18 voos nas últimas 24 horas.

A+ / A-

A chanceler alemã, Angela Merkel, falou esta quarta-feira com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para coordenar as operações de evacuação no Afeganistão na sequência da tomada do poder pelos talibãs.

O governo alemão disse, num comunicado, que Merkel salientou a "necessidade" de "permitir" a evacuação do "maior número possível de cidadãos afegãos".

Além disso, os dois líderes políticos "concordaram em evacuar muitas pessoas que necessitavam de proteção", refere a nota.

Esta conversa surge numa altura de intensas ações diplomáticas da Chanceler alemã sobre a crise no Afeganistão.

Nos últimos dois dias, Merkel falou com Biden, os primeiros-ministros britânico e italiano, Boris Johnson e Mario Draghi, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi.

Merkel falou também com o Presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, para lhe agradecer a abertura do aeroporto de Tashkent para a evacuação, com o Presidente do Paquistão, Imran Khan, e com o Emir do Qatar, Tamin Al Thani.

"Em todos os seus apelos, a Chanceler reiterou a sua exigência aos Talibãs de renunciarem à violência, de respeitarem os direitos humanos e de garantirem a possibilidade de todos aqueles que querem deixar o Afeganistão o fazerem", explicou o governo alemão.

O Pentágono anunciou que 2.000 pessoas, incluindo 325 cidadãos norte-americanos, foram retiradas do Afeganistão em 18 voos nas últimas 24 horas, três dias após os talibãs terem tomado o poder no país.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, referiu que os militares norte-americanos ainda estão a trabalhar para o objetivo de retirar do país um máximo de entre cinco a nove mil pessoas por dia.

Segundo Kirby, os militares norte-americanos disseram que estão regularmente em comunicação com os talibãs para ajudar a transportar civis afegãos até ao aeroporto e também para agilizar o processo burocrático, incluindo para afegãos que se candidataram a Vistos de Imigração Especiais.

O porta-voz do Departamento de Defesa norte-americano acrescentou que as tropas norte-americanas têm disparado tiros de aviso no perímetro do aeroporto, como medida de controlo das multidões.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+