Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Afeganistão. Biden eleva para 5.000 soldados o contingente a enviar para Cabul

14 ago, 2021 - 22:45

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decidiu hoje enviar para Cabul mais 2.000 soldados além dos 3.000 previstos, para garantir a segurança da retirada de diplomatas norte-americanos e civis afegãos, com os talibãs às portas da capital afegã

A+ / A-

Biden anunciou em comunicado que, depois de ter consultado os seus conselheiros em matéria de segurança nacional, “cerca de 5.000 soldados”, em vez de 3.000, serão enviados para o aeroporto de Cabul para facilitar a retirada após 20 anos de conflito no Afeganistão.

Ameaçando os talibãs com uma resposta rápida e forte em caso de ataque contra os interesses norte-americanos, Joe Biden defendeu a sua decisão de retirar as forças norte-americanas do Afeganistão e prometeu não “legar” esta guerra a outro Presidente dos Estados Unidos.

O número de capitais provinciais do Afeganistão sob o domínio dos talibãs subiu nas últimas horas para 23, após a conquista de mais três cidades: Maymana, Mehtarlam e Mazar-e-Sharif, a quarta maior cidade do país.

A queda de Mazar-e-Sharif, capital da província de Balkh, é um duro golpe para o Governo afegão, depois de a segunda cidade mais importante, Kandahar, e a terceira, Herat, terem também sido tomadas pelos insurgentes, mantendo-se Cabul como o último reduto contra os talibãs.

“Todas as instalações do Governo estão agora sob o controlo dos talibãs e estão a ocorrer combates esporádicos em algumas partes da cidade”, disse hoje um oficial de Balkh, citado pela agência espanhola Efe a coberto do anonimato, após a queda de Mazar-e-Sharif.

O Presidente afegão, Ashrasf Ghani, defendeu a necessidade de enfrentar a grande ofensiva talibã que, em pouco mais de uma semana, resultou no maior avanço em duas décadas de guerra, gerando alertas sobre a possível queda de Cabul.

Num discurso transmitido pela televisão, Ghani garantiu que a “prioridade máxima” do Governo afegão é a mobilização das forças de segurança para impedir a captura de mais capitais regionais no país.

O anúncio do Presidente surge depois de muitas das tropas afegãs se terem rendido ou fugido dos territórios conquistados pelos talibãs, em alguns casos sem oferecerem resistência.

O rápido avanço da ofensiva talibã foi motivado pela fase final de retirada das tropas do país dos Estados Unidos e da NATO, iniciada em maio e que deverá ficar concluída em 31 de agosto.

Desde então, os talibãs assumiram o controlo de 140 centros distritais, 23 capitais de província e cerca de 10 postos fronteiriços, a maior conquista em duas décadas de guerra.

O medo crescente de que a capital afegã possa cair nas mãos dos talibãs a qualquer momento fez com que vários países se mobilizassem rapidamente para retirar o seu pessoal nacional de Cabul, bem como cidadãos afegãos que com eles trabalharam de perto durante os últimos 20 anos de conflito.

No fim de semana, espera-se que grande parte dos militares norte-americanos enviados pelo Pentágono para ajudar na retirada da maior parte do pessoal da embaixada dos EUA e de outros cidadãos afegãos cheguem a Cabul.

Além dos Estados Unidos, também o Reino Unido, a Alemanha e Espanha, entre outros, anunciaram que nos próximos dias tomarão medidas semelhantes perante a situação atual, com os talibãs cada vez mais próximos de Cabul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+