Tempo
|
A+ / A-

EUA vai dar terceira dose de vacinas a imunodeprimidos

13 ago, 2021 - 08:06 • Lusa

Trata-se de um "pequeno grupo" de pessoas, constituído por recetores de transplantes de órgãos ou "aqueles diagnosticados com condições que são considerados como tendo um nível equivalente".

A+ / A-

Veja também:


A Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) autorizou na quinta-feira à noite a administração de uma terceira dose de vacinas Pfizer e Moderna contra a Covid-19 a imunodeprimidos.

Segundo o regulador, trata-se de um "pequeno grupo" de pessoas, constituído por recetores de transplantes de órgãos ou "aqueles diagnosticados com condições que são considerados como tendo um nível equivalente".

A FDA alterou assim as aprovações de emergência para estas duas vacinas, que ainda não estão formalmente aprovadas, embora estejam em uso desde dezembro de 2020, de modo a que esta terceira dose possa ser administrada.

"Após uma revisão exaustiva dos dados disponíveis, a FDA determinou que este pequeno e vulnerável grupo pode beneficiar de uma terceira dose das vacinas Pfizer-BioNTech ou Moderna", disse a comissária em exercício da FDA.

Janet Woodcock citou a nova vaga da pandemia que varre os EUA e o "risco particular de doença grave" para estas pessoas, dada a reduzida capacidade de combater a infeção.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.323.957 mortes em todo o mundo, entre mais de 204,7 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência de notícias France-Presse.

Os Estados Unidos são o país com mais infetados e mortos.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.514 pessoas e foram registados 993.241 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+