Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centenas de pessoas fogem de incêndio na ilha grega de Evia

09 ago, 2021 - 19:03 • Redação com Lusa

O Supremo Tribunal grego abriu uma investigação para apurar se os incêndios foram provocados por membros de uma organização criminosa.

A+ / A-

Mais de duas mil pessoas tiveram de ser evacuadas devido a incêndios na ilha Evia, na Grécia, esta segunda-feira.

As autoridades locais pediram mais ajuda para combater os fogos que têm destruído parte da fauna e flora da ilha.

A União Europeia já anunciou que vai mobilizar uma das maiores respostas a um incêndio, para ajudar a combater os fogos que a Grécia e outros países têm enfrentado nas últimas duas semanas.

Uma das principais causas destes incêndios são vagas de calor extremo que se têm feito sentir ao longo deste verão, devido às alterações climáticas.

No entanto, esta segunda-feira, o Supremo Tribunal grego abriu uma investigação para apurar se os incêndios foram provocados por membros de uma organização criminosa.

De acordo com o procurador do Supremo tribunal, Vassilios Pliotas, as suspeitas são motivadas pela "sincronização" do "excessivo número de incêndios, de uma intensidade e extensão inabitual, que ocorreram nos últimos dias, resultando num dano incalculável para o meio ambiente e em especial para a riqueza florestal do país, edifícios, terrenos e colheitas agrícolas, assim como na infraestrutura turística".

Os incêndios já provocaram dois mortos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+