Tempo
|
A+ / A-

Vaga de incêndios na Grécia e Turquia já dura há 12 dias

08 ago, 2021 - 13:29 • Lusa

Os incêndios florestais já causaram dois mortos e três feridos graves na Grécia e oito mortos na Turquia, onde a maior parte dos fogos já se encontram controlados.

A+ / A-
Calor no Mediterrâneo. Turquia e Grécia continuam a combater incêndios
Calor no Mediterrâneo. Turquia e Grécia continuam a combater incêndios

A Grécia e a Turquia enfrentam este domingo o décimo segundo dia de incêndios florestais que já causaram 10 mortos, depois de uma vaga de calor superior a 40 graus que tem afetado a região banhada pelo mar Egeu.

De acordo com o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, citado pela agência France-Presse (AFP), trata-se da maior vaga de calor em 30 anos.

Os incêndios florestais já causaram dois mortos e três feridos graves na Grécia e oito mortos na Turquia, onde a maior parte dos fogos já se encontram controlados.

Este domingo, o principal problema enfrentado na região localiza-se na montanhosa ilha grega de Eubeia, a segunda maior do país, onde cerca de 500 bombeiros prosseguem o combate aos fogos no norte.

Entre os bombeiros envolvidos no combate encontram-se cerca de 200 vindos da Ucrânia e da Roménia, reforçados por sete aviões e helicópteros, de acordo com os serviços de incêndios gregos.

No entanto, o vice-governador da ilha localizada a norte de Atenas, Giorgos Kelaitzidis, estimou que "as forças não são suficientes" e que "a situação é crítica" atualmente.

Segundo o responsável político, pelo menos 35 mil hectares e centenas de casas já arderam, num incêndio que conta com uma frente principal de cerca de 30 quilómetros.

Segundo a AFP, cerca de dois mil habitantes de Eubeia já foram evacuados e realojoados em hotéis, estando ainda 'ferrys' e navios militares em alerta para o caso de serem necessárias novas evacuações.

Cerca de 350 habitantes da ilha foram recuperados numa praia no domingo.

Já na península do Peloponeso, no sul da Grécia continental, as principais frentes nas regiões de Mani, Ilia e Messénia continuavam hoje ativas, tendo já obrigado a evacuações.

De acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS, na sigla em inglês), mais de 56 mil hectares já arderam nos últimos dez dias na Grécia.

Entre 2008 e 2020, num igual período de tempo, arderam, em média, 1.700 hectares em território grego.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+