Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Festivais de música na Catalunha aumentaram a transmissão de Covid-19

04 ago, 2021 - 17:17 • Redação

Mais de dois mil festivaleiros foram infetados depois de frequentarem festivais na região autónoma de Espanha.

A+ / A-

Os grandes festivais de música na Catalunha provocaram um aumento da transmissão de Covid-19, avançou o jornal El País, segundo dados divulgados pelo Governo espanhol, esta quarta-feira.

De acordo com o executivo de Pedro Sanchez, 2.279 festivaleiros, que frequentaram os eventos "Vida", "Canet Rock" e "Cruïlla", realizados no início de julho, ficaram infetados com a doença.

Trata-se de mais de 76% de casos registados entre um grupo de teste e mais 58% do que os peritos esperavam, de acordo com o Departamento De Saúde do Governo espanhol.

O estudo levado a cabo pelo Governo registou casos positivos de Covid-19 em 466 espectadores do "Vida", 956 do "Canet Rock" e 857 do "Cruïlla".

A expetativa era de que, no máximo, fossem detetados 1.437 casos, no entanto, houve um excesso de 842 infeções.

Em análise a estes dados, a secretária da Saúde Pública do Governo catalão admitiu, esta quarta-feira, que os festivais "tiveram um efeito" na transmissão, mas não foram eventos "super-spreaders".

Os festivais de verão na Catalunha foram sempre muito criticados por se realizarem durante uma fase complicada da pandemia, em Espanha.

O "Canet Rock" e o "Vida" realizaram-se entre 30 de junho e 4 de julho, numa altura em que a incidência da Covid-19 em território espanhol era superior à de 689 casos por 100 mil habitantes e o Rt estava nos 2,92.

Durante o festival "Cruïlla", a incidência superava os mil casos por 100 mil habitantes e o Rt tinha descido para 1,37.

Os festivais exigiram apresentação de testes antigénio negativos à entrada e uso obrigatório de máscara, mas várias imagens dos eventos revelam que as normas nem sempre foram cumpridas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+